Repassadas orientações técnicas pela Secretaria Estadual de Saúde

22/novembro/2019 - 09:15

Na manhã do último dia 19 de novembro, estiveram no município profissionais do CEVS (Centro Estadual de Vigilância em Saúde/RS), juntamente com a Médica Veterinária Jenifer Ávila, Coordenadora da Vigilância Ambiental da 15ª Coordenadoria Regional de Saúde, realizando uma reunião com o Prefeito Daniel Thalheimer, Secretária de Saúde Daiane Desingrini e responsável pela Vigilância Sanitária. Na ocasião, os representantes do Estado demostraram a situação de risco epidemiológico, bem como reais possibilidade de surtos de dengue e demais doenças causadas pelo vetor Aedes Aegypti, existente em grande quantidade em todo território do município.

Devido à alta infestação por insetos e demais vetores, foi exigida da municipalidade a contratação imediata de um ACE – Agente de Controle de Endemias. Referido profissional desenvolve um trabalho semelhante ao Agente Comunitário de Saúde, priorizando, no entanto, a educação ambiental da população no sentido de prevenir zoonoses (doenças transmitidas por animais), principalmente Dengue, especialmente eliminando focos de mosquitos. Realiza também orientações quanto a melhorias em saneamento básico de modo geral.

Cabe salientar que a necessidade de inclusão de um novo profissional na ESF também se relaciona ao uso de inseticidas (fumacê), que obrigatoriamente deve ser aplicado mediante casos suspeitos de Dengue, Zika, Febre Chikungunya ou Febre Amarela. Para que o Estado intervenha em situações de risco (como por exemplo nos surtos recentes de Dengue em municípios próximos) é fundamental existir um profissional capacitado em controle de vetores e pragas.

Esclarecemos que existem repasses de recursos federais, os quais custeiam 95% do salário do Agente de Endemias, devido à importância de ações preventivas contínuas na área ambiental. Portanto, caso não sejam atingidas metas que diminuam o risco de transmissão de doenças, o município pode inclusive ser penalizado, havendo cortes no recebimento de verbas públicas. Neste sentido, a atuação deste profissional é importante não apenas para garantir repasse integral de recursos, mas também para auxiliar na conscientização da população quanto ao auto cuidado em saúde. Sendo assim, pedimos a colaboração da população em receber em breve este novo servidor em suas casas, aceitando as recomendações do mesmo.

Setor de Vigilância Sanitária