10/janeiro/2025 - 14:02
O mês de janeiro, tradicionalmente associado a reflexões e novos começos, também é o período dedicado à campanha Janeiro Branco, que visa alertar sobre a importância da saúde mental e emocional. O objetivo principal da campanha é quebrar tabus, incentivar o cuidado com a mente e promover o acolhimento das emoções e sentimentos.
No Brasil, a discussão sobre saúde mental tem ganhado espaço, mas ainda persiste um grande estigma em torno do tema. Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) revelam que, em 2020, o Brasil foi o país com o maior número de pessoas que buscaram ajuda para problemas emocionais no mundo. A pandemia da COVID-19, por sua vez, agravou esse cenário, com um aumento significativo de casos de ansiedade, depressão e outras condições psicológicas.
O Janeiro Branco visa, acima de tudo, quebrar o silêncio e desmistificar a saúde mental. Muitas pessoas ainda hesitam em procurar ajuda psicológica devido ao estigma social, por acreditarem que o cuidado com a mente é algo desnecessário. No entanto, a saúde mental é essencial para o bem-estar geral, e buscar ajuda é um passo importante para o equilíbrio emocional.
A campanha vai além da conscientização: é um convite para todos nós darmos mais atenção ao nosso bem-estar mental e emocional. Em um mundo cada vez mais acelerado e exigente, cuidar da mente se torna uma necessidade para viver de forma equilibrada, produtiva e feliz.
Que, neste janeiro, possamos refletir sobre nossa saúde mental e dar o primeiro passo rumo a um ano mais saudável e consciente.
Secretaria Municipal de Saúde de Nova Boa Vista
Adalvana Zanetti Gobbi
Psicóloga – CRP 07/19010
FOTOS
Atualize o seu navegador para ter uma melhor experiência e visualização deste site. Atualize o seu navegador agora