Nova Boa Vista decreta Situação de Emergência devido à estiagem

30/dezembro/2021 - 14:57

Após reunião, na última terça-feira (28) entre Prefeito Municipal, Coordenador da Defesa Civil e demais membros da coordenadoria municipal de defesa civil e Emater, decidiu-se declarar estado de emergência, de forma que após a decisão, iniciou-se a tomada de documentos para a decretação do mesmo e homologação por parte do Estado. Foram juntados relatórios da Secretaria Municipal de Assistência Social, Obras, laudo da Emater e parecer técnico do coordenador da defesa civil, dados e documentos essenciais.

Desta forma, o decreto que foi assinado na quinta-feira (30), onde prefeito Daniel Thalheimer declarou Nova Boa Vista/RS em situação de emergência nas áreas afetadas pela estiagem – Decreto nº 2.659/2021. Este decreto, teve parecer favorável da coordenadoria Municipal de Defesa Civil.

Com baixa precipitação de chuvas, Nova Boa Vista e muitas cidades do estado do Rio Grande do Sul tiveram a produção agrícola afetada pela estiagem. As perdas no município foram explícitas no milho, baixo e prejudicado desenvolvimento da soja e pastagens para o gado de leite, além de tornar escassa a água dos açudes, fontes e bebedouros, inclusive água para o consumo humano.

Com a assinatura do decreto, o município tem o prazo de 10 dias, para protocolo no portal da defesa civil do Estado, para futura homologação e reconhecimento.

Veja na íntegra o conteúdo do decreto, no arquivo em anexo.

ANEXOS

Anexo 1