Conheça o que é a RAE – Rede de Apoio à Escola

04/outubro/2021 - 10:13

A Rede de Apoio à Escola (RAE) é um grupo formado por vários segmentos da sociedade que se reúnem para discutir e elaborar alternativas para melhorar a frequência/indisciplina/aprendizagem (entre outras situações) em prol do atendimento aos estudantes.

A RAE (Rede de Apoio à Escola) tem o objetivo de desenvolver ações articuladas em rede de todos os órgãos e agentes públicos da municipalidade, encarregados da execução das políticas públicas de assistência social, educação e saúde em prol do atendimento às crianças e adolescentes em situação de proteção especial e suas famílias.

A Rede de Apoio à Escola é o “coração da FICAI (Ficha de Comunicação do Aluno Infrequente)”, uma vez que o sucesso escolar e a educação de qualidade passam, obrigatoriamente, pela articulação da escola com a sociedade, através dos órgãos governamentais e não-governamentais que são chamados para interagirem com a comunidade escolar.

A FICAI e a RAE são utilizadas como instrumentos de apoio contra a evasão, infrequência e abandono escolar, fazendo parte do dia-a-dia das escolas do município. A preparação dada para iniciar o projeto da RAE dar-se-á de modo a explicar como funcionará a rede de apoio, principalmente.

No último sábado, 2 de outubro ocorreu o lançamento de um novo projeto vinculado a RAE, com a temática: “Com a palavra, a educação!”, demanda que surgiu com a necessidade de fortalecer a comunidade escolar, preenchendo desafios diários no momento atual da educação, principalmente devido ao período de pandemia, qual afetou de maneira direta a vida dos alunos, família e sociedade em geral.

Com a ocorrência da pandemia, surgiram novos desafios para todos e todas as políticas públicas de direito. Criando uma necessidade de se reinventar frente as novas demandas, principalmente com a ocorrência das aulas remotas e de forma hibrida. A escola e família assumiram um papel diferente e especial diante da nova situação de ensino. Adaptações no processo de avaliação e de aprendizagem para o aluno e filho.

Desta maneira os objetivos elencados visam:

- conscientizar as famílias e os estudantes sobre a importância do processo de construção do conhecimento.

- valorizar a escola como espaço de propagação de aprendizagem para a vida.

- engajar todos os segmentos escolares no processo de ensino/aprendizagem.

- responsabilizar os estudantes a cumprir com dedicação a sua missão.

Veja o vídeo da assessora pedagógica da CRE Juliane Schewider, responsável pela CIPAVE (Comissão Interna de Prevenção a Acidentes e a Violência Escolar).