Escola Santos Anjos está desenvolvendo atividades da Cooperativa Escolar

03/setembro/2021 - 09:30

Aconteceu na quinta-feira, dia 2 de setembro mais um encontro da Cooperativa Escolar, com a Presença do presidente do Sicredi Saul Rovadiski, do Gerente do Sicredi Luis Carlos Chini, da Secretária de Educação, Cultura e Desporto Carla Cavalleri Machado e a presença da Coordenadora do Projeto Patrícia Signor.

Na oportunidade Saul conversou com os alunos sobre a história do cooperativismo, ensinar cedo os princípios do cooperativismo, desde a infância e a juventude, é o grande propósito das cooperativas escolares, onde alunos realizam atividades sociais, econômicas e culturais de forma voluntária. Juntos, eles aprendem sobre liderança, educação financeira, inclusão social e empreendedorismo social – ensinamentos que promovem a participação em atividades e negócios cooperativos em prol dos associados e auxiliam na redução de desigualdades. Com o objetivo de mostrar todos os benefícios da cooperação aos jovens, a escola Santos Anjos e a Sicredi viabilizaram a criação das Cooperativas Escolares, primeira em Nova Boa Vista.

Nas cooperativas escolares, as competências de todos são aprimoradas alinhadas aos quatro pilares da educação para o século 21 definidos pela Unesco: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser. Por meio de cada um deles, as crianças e jovens reconhecem suas motivações e capacidades de aprendizagem; aplicam os conhecimentos, tanto na vida social quanto na produtiva; vivem em harmonia – conscientes de responsabilidades e direitos – e desenvolvem-se integralmente como sujeitos participativos na sociedade.

A comunidade educativa Santos Anjos, bem como a Secretaria Municipal de Educação, agradecem a disponibilidade do Sr. Saul em trazer relatos e conhecimento para todos os jovens cooperativistas.