Entrega de Kits da Alimentação Escolar

29/julho/2021 - 09:50

No dia de ontem, 28 de julho, foram entregues 209 Kits de Alimentação Escolar aos alunos matriculados na rede pública municipal de ensino através do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

Cada kit contou com 17 alimentos diferentes, totalizando cerca de 12,5 a 13 kg de alimentos por kit. Ao total foram distribuídas cerca de 2 toneladas e 600 kg de alimentos.

Os itens que fizeram parte do kit foram: filé de tilápia, coxa e sobrecoxa de frango, arroz integral, feijão preto, leite integral, milho de pipoca, farinha de aveia, bolacha caseira, pão integral, ovos, pinhão, morango, banana, abacate, cenoura, tomate e chuchu.

A Nutricionista Kelly preparou e entregou um folder com receitas que usam alimentos dos kits. A ideia é que o aluno e a família possam juntos preparar receitas que estimulem alimentação saudável facilitando também a utilização dos alimentos dos kits!

Pedimos aos alunos que fizerem as receitas, se puder enviar fotos para a nutri, ela vai adorar e vai poder contar todas elas como atividade do aluno!

A entrega de kits continua sendo possível através de Recurso Federal recebido, sendo o mesmo destinado para uso exclusivo para Alimentação Escolar e devido a Lei nº 13.987, de 7 de abril de 2020, sancionada pelo Presidente da República que autoriza entrega de kits alimentares para os alunos de forma excepcional durante o período de pandemia, uma vez que em alguns dias da semana os alunos ainda encontram-se em aulas remotas.

A Alimentação Escolar é um direito garantido por lei à todos alunos da rede pública de ensino, independentemente de sua situação econômica, pois contribui para o aprendizado e melhora de hábitos alimentares.

Alguns produtos são adquiridos da agricultura familiar conforme recomendação da resolução do PNAE que recomenda que no mínimo 30% do recurso seja gasto com agricultura familiar, além disso, devem ser priorizados alimentos in natura e minimamente processados.

Para chegar nesse resultado final foram semanas de planejamento, participação de muitos funcionários públicos, fornecedores e famílias. Desta forma agradecemos a cada um pelo auxílio e dedicação, apesar do cansaço o resultado é gratificante!

Texto: Nutricionista Kelly Wagner.