16/julho/2021 - 15:35
Em 2005, foi implantado no município de Nova Boa Vista, através do Governo Estadual e Federal o Programa PIM (Primeira Infância Melhor), sendo que em dezembro teve as inscrições para o processo seletivo. Em janeiro os candidatos tiveram as capacitações e as avaliações para depois a realização da prova. No momento abriram duas vagas para visitadoras. Em 20 de fevereiro de 2006 foram chamadas as duas primeiras colocadas.
Para nós, para a população e principalmente para as famílias, era um desafio muito grande, porque as visitadoras tinham a responsabilidade de colocar para as famílias, o que era o Programa Primeira Infância Melhor. Tínhamos a responsabilidade para implantarmos a semente, colocar para as famílias o que realmente era o programa e explicar como eram trabalhadas as atividades, sendo um desafio, mostrar boa aparência respeitar e reconhecer o que realmente era proposto.
Mas valeu a pena, a semente foi lançada, plantamos e colhemos bons resultados; a primeira impressão é a que fica. Um trabalho que deixa marcas e saudades; pra mim é muito gratificante, porque você precisa de uma boa segurança no que você está realmente fazendo, saber fazer o seu papel de visitador.
A visitadora tinha a responsabilidade de conquistar a família, para depois chegar na criança. A visita na casa das famílias é semanalmente, isto é maravilhoso, tudo o que você faz com amor é bem visto e reconhecido pelas famílias. Não tem palavras. Adoro o que faço, são 15 anos de caminhada. Tem relatos das famílias que quando tocava a campainha tia Pim como me chamavam ou Pim, e uns me chamavam pelo nome. A criança já sabia quem ia chegar naquela hora. O que nos impressionava a continuar com as visitas às famílias eram os relatos que as mesmas faziam com relação ao nosso trabalho.
Outro relato é relacionado a outra família, de que, a criança adora brincar com as atividades propostas pela visitadora, porque as mesmas recebem estímulos de seus pais, sendo que, os mesmos tiram o tempo para fazer as atividades com a criança. Isso é maravilhoso. Quando a mesma recebe uma visita de amigos, a criança vai em busca do brinquedo e os convida para brincar com eles.
Isso não tem preço esse trabalho é uma troca de experiência. Nós aprendemos muito com eles, carinho, afeto, amor. Você anda na rua, a criança te para ou chama, Pim, dão tchau. Isso é, reconhecimento do teu trabalho. Sou muito grata pelo grupo técnico Municipal. Abraços de coração para os meus pequenos.
E também para as famílias que já participaram do programa e as que estão participando, o meu muito obrigado.
Atividades realizadas de algumas de nossas crianças que são atendidas pelo Programa nesse momento:
Gabriel Vinicius Fink - trabalhamos as cores junto com as formas: conhecendo os animais no dado, junto com mano Augusto e as partes do corpo humano, foi trabalhados cores e formas.
Lais Wuttke - boneco: conhecendo as cores e formas, e também identificando em seu corpo as mesmas.
Georgia Antunes - Boneco: conhecendo as partes do corpo humano.
Manuella Panzenhagen – Chocalho: coordenação motora p tentar segurar.
Théo Alberto Bennemann – Chocalho: para reconhecer o som e também trabalhar a coordenação motora ampla e fina.
Texto: Ivanise Fardo e Vanilde Dalcin
FOTOS
Atualize o seu navegador para ter uma melhor experiência e visualização deste site. Atualize o seu navegador agora