08/julho/2019 - 14:44

Secretaria Municipal da Agricultura e EMATER-RS/ASCAR realizam reunião sobre as IN’s 76 e 77!!!

No dia 19 de junho de 2019 o Secretário da Agricultura e Meio Ambiente Edson Mossmann e o Médico Veterinário Telmo Mendes Filho estiveram participando na cidade de Palmeira das Missões no campus da UFSM, de uma reunião sobre as IN’s 76 e 77 (Normativas do Leite), em virtude das mudanças ocorridas e cobranças para a realização destas a Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente juntamente com a EMATER-RS/ASCAR trouxeram para o nosso município o ATR Valdir Sangaletti para explanar e sanar as dúvidas quanto as Normativas exigidas que já estão vigorando IN’s 76 e 77.

Em reunião com os agricultores no dia 02 de julho de 2019 na câmara de vereadores de Nova Boa Vista, Sangaletti explanou sobre os seguintes assuntos:

* A qualidade do leite depende de vários fatores com responsabilidades divididas entre, produtor, responsável pelo transporte do leite e o laticínio.

* Sob responsabilidade do produtor é observado que o manejo da ordenha e do ordenhador são citados como o maior erro cometido gerando grande aumento da CBT e CCS diminuindo a qualidade do leite, é indispensável correto manejo de desinfecção pré e pós ordenha, teste da caneca de fundo preto e CMT, outro ponto analisado é na temperatura de resfriamento que deve ser medido periodicamente através de termômetro. A responsabilidade sob a qualidade do leite, dependente do produtor e vai da ordenha até o momento da coleta pelo laticínio.

Lembramos que são medidas simples que devem ser adotadas diariamente para que o produtor obtenha maior qualidade no produto final.