Vigilância Sanitária realiza limpeza de reservatórios de água

09/abril/2021 - 15:34

No último dia 05 e 06 de abril, a Empresa Lics Super Água de Selbach, responsável pelo tratamento à base de cloro, esteve realizando limpeza em 14 caixas d’água. Este serviço é necessário para garantir a eficácia do tratamento e manutenção dos equipamentos adaptados em boas condições, estando incluso no contrato. Salientamos que a Vigilância Sanitária/Ambiental acompanhou os serviços e não houve tempo hábil para higienizar todos os 17 reservatórios comunitários, ficando alguns que apresentam baixo nível de sujidade para uma etapa futura.

Esclarecemos que algumas caixas se encontravam em boas condições, quase sem resíduos na água, agilizando assim a atividade, ao passo que outros – onde os poços artesianos são mais precários, podem ter excesso de minerais ou possíveis infiltrações - o serviço foi mais demorado. Neste sentido, solicitamos especialmente aos moradores de Linha Cachoeirinha, Furini, Maneador e Caúna, que higienizem no mínimo anualmente seus reservatórios domésticos, bem como todos devem verificar a vedação de suas caixas.

Nas referidas comunidades, a água possui minerais e resíduos arenosos ou escurecidos, que precisam ser removidos com frequência. Já na Linha Mirim, Tijolo e Barraca, onde não há cloração, solicitamos que os responsáveis pelas Associações de Água verifiquem o estado de conservação dos reservatórios e procedam à higienização anual, até por que o risco de contaminação nestes locais é mais elevado do que nos poços tratados. Caso estas comunidades concordem com a implantação do serviço de desinfecção, esclarecemos que a Municipalidade efetua o pagamento integral dos serviços prestados.