Projeto – Elas: Protagonismo na Pecuária Leiteira

09/abril/2021 - 14:44

A Emater-RS/Ascar de Nova Boa Vista está desenvolvendo um trabalho em conjunto com a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente especialmente para as mulheres que trabalham na atividade leiteira. Com uma sistemática voltada a abordar o trabalho familiar e a força que a mulher representa no meio agropecuário, surgiu o Projeto “Elas: protagonismo na pecuária leiteira”.

A 1ª capacitação online ocorreu no dia 8 de abril, com a participação de 13 mulheres.

Nessa primeira etapa, buscando compreender o cenário atual com cada família e provocar a reflexão das participantes para posteriormente procurar a transformação da realidade, os extensionistas realizaram entrevistas com as famílias. As entrevistas orais foram baseadas no diálogo, de forma a ouvir as participantes, levantando aspectos relativos à história ou à jornada da família com a bovinocultura leiteira e com pastagens; a experiência relacional com a assistência técnica; as barreiras, problemas ou dificuldades atuais e, por fim, aos motivos ou fatores causadores da situação atual.

A continuidade do projeto se dará na forma de visitas mensais e capacitações online, caso haja mulheres interessadas, as inscrições ainda estão abertas.