Educação Fiscal na Escola Santos Anjos - atividades desenvolvidas no segundo semestre de 2020

27/janeiro/2021 - 11:44

A Educação Fiscal visa à construção de uma consciência voltada ao exercício da cidadania, objetivando e propiciando a participação do cidadão no funcionamento e aperfeiçoamento dos instrumentos de controle social e fiscal. Outros temas importantes para a Educação Fiscal são: tributo e sua função social como instrumento que pode e deve ser utilizado para promover as mudanças e reduzir as desigualdades sociais; a qualidade da gestão dos gastos públicos; orçamento público; o combate à sonegação, ao contrabando, ao descaminho, e a pirataria; participação e controle social, entre outros temas.

A Turmas dos Anos Iniciais 1º ao 5ºano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Santos Anjos durante o ano de 2020, especificamente no segundo semestre, realizaram várias atividades envolvendo a Educação Fiscal. Como atividade de sensibilização os alunos participaram de um Quiz da Educação Fiscal Virtual com informações referente a: o que é tributo, para que serve a nota fiscal, uso dos impostos, bens e serviços públicos, aplicação de recursos públicos. Na sequência os alunos realizaram diversas atividades envolvendo estes conceitos.

A Educação Fiscal estimula a cidadania participativa e impõe a transposição dos muros da escola, com foco na prática cidadã.