Ação educativa entre o S.I.M e Vigilância Sanitária no município

19/junho/2020 - 15:52

Na tarde da última sexta feira, 19 de junho, foi realizada a primeira “Barreira Sanitária”, mais propriamente uma atividade educativa conjunta, entre o Setor de Vigilância Sanitária e o SIM – Serviço de Inspeção Municipal, coordenado no município pelo Médico Veterinário Telmo Mendes Filho. A ação contou com o apoio da Brigada Militar de Nova Boa Vista e orientação da Inspetoria Veterinária da Secretaria de Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul. Nesta ocasião, foram abordados diversos veículos objetivando identificar o transporte e comercialização irregular de alimentos clandestinos (produtos coloniais), especialmente os procedentes de origem animal, como carnes, embutidos, queijos, ovos, mel, etc).

Na oportunidade foi entregue um folder (disponível no saguão da Prefeitura) que explica as funções do SIM e da Vigilância Sanitária, bem como a importância da formalização das pequenas empresas. Salientamos que referida atividade obrigatoriamente deve ser feita afim de coibir abates clandestinos e possíveis danos à saúde pública, como a transmissão de doenças por alimentos não inspecionados/contaminados. Também visamos aos poucos estimular as pessoas a buscarem a legalização formal de suas atividades, especialmente quando produzidos alimentos em larga escala.

Maiores informações podem ser buscadas diretamente com a Vigilância Sanitária e na Secretaria Municipal de Agricultura com o Veterinário Telmo.

Texto: Vigilância Sanitária Municipal.

Fotos: Assessoria de Imprensa e Comunicação de Nova Boa Vista/RS.