Atividades Remotas da Escola Santos Anjos

26/maio/2020 - 09:54

Estamos vivendo uma pandemia Mundial, nosso país registrou até hoje, 26 de maio, 23.522 mortes provocadas pela Covid-19 e 376.669 casos confirmados da doença em todo o país. O surto foi declarado como Emergência de Saúde Pública de importância Internacional em 30 de janeiro de 2020.

O Ministério da Saúde editou a Portaria nº 188/GM/MS, de 4 de fevereiro de 2020, declarando emergência em Saúde Pública de Importância Nacional, em razão da infecção humana pelo nono Corona vírus (COVID – 19).

Estados e Municípios vêm editando decretos e outros instrumentos legais e normativos para o enfrentamento da emergência de saúde pública, estando entre elas, a suspensão das atividades escolares.

Tal situação leva a um desafio significativo para todas as instituições ou redes de ensino de educação básica e ensino superior do Brasil, em particular quanto a forma como o calendário escolar deverá ser reorganizado. É necessário considerar propostas que não aumentem a desigualdade ao mesmo tempo em que utilizem a oportunidade trazida pelas novas tecnologias digitais de informação e comunicação para criar formas de diminuição das desigualdades de aprendizado.

Neste sentido, a fim de garantir atendimento escolar essencial, propõe-se excepcionalmente a adoção de atividades pedagógicas não presenciais a serem desenvolvidas com os estudantes enquanto persistirem restrições sanitárias para presença completa dos estudantes nos ambientes escolares. Estas atividades podem ser mediadas ou não por tecnologias digitais de informação e comunicação, principalmente quando o uso destas tecnologias não for possível.

Para tanto os professores da escola Santos Anjos, desde o dia 04/05/2020, estão desenvolvendo aulas remotas com os alunos da Educação Infantil ao 9º ano.

Educação Infantil: os professores diariamente enviam aos pais orientações educativas de caráter lúdico, recreativo, criativo e interativo para realizarem com as crianças em casa. Esses feitos através de vídeos pelas professoras, pois é importante essa aproximação virtual com as famílias, de modo a estreitar vínculos e melhor orientar os pais ou responsáveis na realização destas atividades com as crianças.

Ensino Fundamental - Anos Iniciais: as professoras através de vídeos estruturados e com roteiros práticos orientam as famílias e as crianças para realizarem as atividades. Sendo que tudo isso é feito de forma organizada e orientada aos pais, juntamente com a coordenação pedagógica da escola.

Ensino Fundamental – Anos Finais: também os professores elaboram vídeos e passam as atividades através dos aplicativos para os alunos, pois nessa fase eles possuem maior autonomia para a realização de atividades sendo um espaço com maiores possibilidades de atividades pedagógicas não presenciais.

Algo que é muito importante salientar aqui é que todas as atividades, vídeos realizados para os alunos são orientados pelas coordenadoras pedagógicas de cada segmento de ensino juntamente em reuniões virtuais semanais com as professoras.

Professores, coordenação pedagógica, equipe diretiva e SMEC estão trabalhando diariamente com pais, alunos através das tecnologias. A intensidade da carga horária acaba sendo, às vezes, até maior que se estivessem realizando seus trabalhos de forma presencial, pois organizam o material, estruturam as aulas, gravam os vídeos editam os vídeos, aguardam o retorno das atividades, respondem duvidas aos alunos, respondem dúvidas aos pais, sendo que o horário, por vezes ultrapassa o horário que se estivessem em aula. Para tanto, outro aspecto muito importante a se levar em consideração é que por se tratar de algo novo no nosso contexto escolar, aqui me refiro à Equipe Diretiva, SMEC, Professores, Pais existem situações que geram ansiedade, medo, estranheza, mas nossa intenção é orientar e auxiliar esse processo, mesmo nesse momento de incertezas. Sabemos das dificuldades e limitações que encontramos, mas sabemos também o quanto somos competentes, resilientes empáticos e que juntos vamos encontrar maneiras de atravessarmos essa fase.

Texto: Escrito pela SMEC - Secretaria Municipal de Educação e Cultura.

Foto: Arquivo Escola Santos Anjos - Alunos realizando as atividades remotas.