Mais uma fonte é recuperada pela Secretaria Municipal de Agricultura e Emater

22/maio/2020 - 09:03

Através do Programa Municipal de Conservação e Recuperação de fontes e nascentes de água, da lei 1872/2017, o Município de Nova Boa Vista suplementa verbas e recursos para essa finalidade.

Quem quiser recuperar a nascente de sua propriedade, precisa ir até a secretaria Municipal de Agricultura fazer a inscrição e comparecer na Emater para fazer o Boletim Técnico, momento em que se específica a recuperação, através da elaboração do projeto, que será encaminhado à Secretaria do Meio Ambientando, pleiteando o aval desta recuperação.

A lei prevê incentivos municipais para saneamento básico e preservação de nascentes, as equipes da Secretaria de Obras e Agricultura e os técnicos da EMATER, juntamente com a família de Peterson Debona realizaram a recuperação de uma nascente na propriedade da família.

É disponibilizado o material de construção no valor de até R$ 200,00, 2 horas máquina e a isenção de valor para a licença ambiental. Também é feito o plantio de árvores nativas, que são fornecidas pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria da Agricultura, que é parte da lei de incentivo de preservação de nascentes.

A água da fonte preservada, é cotada como recurso natural de riquíssimo valor econômico, estratégico, social, sendo utilizada em todos os setores, atividade humana, atividade animal.

O objetivo principal deste projeto é promover o uso sustentável das nascentes, com a técnica correta de proteção, recuperação da mata ciliar, o que contribui para curto, longo, médio prazo na qualidade da água, que é utilizada na propriedade, tanto no manejo animal, quanto para quem utiliza para o consumo humano.