Nova Boa Vista está na bandeira laranja conforme modelo de distanciamento controlado

22/maio/2020 - 08:44

A Administração Municipal, a Secretaria de Saúde juntamente com Comitê Municipal de Enfrentamento ao Covid-19 de Nova Boa Vista vem por meio desta publicação informar a população que conforme Decreto Estadual nº 55.240, de 10 de maio de 2020, que trata do modelo de distanciamento controlado, o município está classificado, no momento, com a bandeira LARANJA, ou seja, RISCO MÉDIO.

O decreto que instituiu o distanciamento controlado em função da pandemia do novo coronavírus no Rio Grande do Sul e reiterou a declaração de estado de calamidade pública em solo gaúcho, versa sobre novas providências para impedir o contágio da Covid-19.

O Modelo de Distanciamento Controlado do Rio Grande do Sul foi construído com base em critérios de saúde e de atividade econômica, sempre priorizando a vida. Criou-se um sistema de bandeiras, com protocolos obrigatórios e critérios específicos a serem seguidos pelos diferentes setores econômicos.

Um dos principais pontos do novo modelo social controlado são as bandeiras, que indicam o nível em que a região está e quão restritivas devem ser as medidas adotadas naquele local. Sendo a Amarela – risco médio/baixo; Laranja – risco médio; Vermelha –  risco alto; Preta – risco altíssimo.

Nova Boa Vista pertence a região R15 1 e R20 – Região de Agrupamento de Palmeira das Missões, que neste momento está com a BANDEIRA LARANJA que representa RISCO MÉDIO. A região encontra-se em um dos dois cenários: 1- Média capacidade do sistema de saúde e baixa propagação do vírus ou 2- Alta capacidade do sistema de saúde e média propagação do vírus.

O Decreto Estadual nº 55.240 também instituiu o uso obrigatório de máscara em todo o Estado do Rio Grande do Sul, inclusive nas vias públicas.

Conforme o grau de risco em saúde, cada região recebe uma bandeira nas cores amarela, laranja, vermelha ou preta. O monitoramento é semanal, e os protocolos obrigatórios devem ser respeitados em todas as bandeiras.

Foi publicado ainda o Decreto Estadual nº 55.241, de 10 de maio de 2020, que mantém suspensas as aulas, cursos e treinamentos presenciais em todas as escolas, faculdades, universidades e demais instituições de ensino, públicas ou privadas, municipais, estaduais e federais.

Você pode acessar o site do Distanciamento Controlado, elaborado pelo Governo do Estado, onde pode conferir todas as informações deste modelo que está vigorando no Rio Grande do Sul, acesse: https://distanciamentocontrolado.rs.gov.br/