Vacinação Influenza em Nova Boa Vista

29/abril/2020 - 12:03

Neste ano, segundo o cronograma estipulado pelo Ministério da Saúde, a primeira etapa de aplicação das doses da Vacina da Influenza, aconteceu para o grupo específico de idosos (acima de 60 anos) e profissionais da saúde. A primeira remessa de doses recebidas foi aplicada em frente à Unidade Básica de Saúde. Após observar grande dificuldade na aplicação realizada em frente à UBS causado pelo calor tendo em vista que não há sombra neste local, o grande aglomeramento de pessoas e organização da fila, optou-se como melhor alternativa para as outras remessas que seriam recebidas, organizar a aplicação das mesmas no Ginásio Pe. Urbano, onde há maior espaço e com a abertura das portas é possível garantir uma maior ventilação, sendo respeitado também o distanciamento seguro entre pessoas sendo que no local foram feitas marcas no chão sinalizando a distância correta entre as pessoas enquanto aguardavam na fila. A ordem de aplicação foi igualitária, respeitando a ordem de chegada de cada um, porém com todos os cuidados necessários. Pessoas acamadas receberam a dose da vacina em casa.

Além da aplicação das vacinas, foram realizadas neste momento atividades de prevenção e promoção em saúde, tais como entrega de máscaras para os que aguardavam a aplicação das vacinas, bem como orientações sobre cuidados de higiene, utilização correta das máscaras e demais medidas preventivas para evitar a disseminação do Coronavírus.

Desde o dia 22 de abril, iniciou-se a segunda fase da aplicação das vacinas contra Influenza, também no Ginásio Padre Urbano. Nesse momento foram e ainda serão contemplados com a vacina: idosos e profissionais de saúde que ainda não realizaram sua vacina, portadores de doenças crônicas e outras necessidades específicas (diabéticos cardiopatas, problemas respiratórios, dentre outros), profissionais da segurança e força de salvamento, caminhoneiros, transportes coletivos, motoristas e cobradores.

A terceira fase da Campanha contra Influenza já tem data, e será dividida em duas etapas, a primeira de 9 a 17 de maio, para crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas até 45 dias e pessoas com deficiência. A segunda etapa de 18 de maio, a 6 de junho para adultos de 55 a 59 anos de idade e professores de escola pública e privada.

A aplicação das vacinas acontece a partir das 7:30, nos dias em que são pré informados pela Secretaria Municipal de Saúde do Município respeitando sempre as entregas das doses vindas do Ministério da Saúde e disponibilizadas através da 15a Coordenadoria de Saúde.

No dia 9 de maio (sábado) será o Dia D de Vacinação, acontecerá junto a Unidade de Saúde no horário das 8:00 às 17:00, sendo neste dia contemplados com a vacina crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas até 45 dias e pessoas com deficiência, além de idosos e profissionais de saúde que ainda não realizaram sua vacina, portadores de doenças crônicas e outras necessidades específicas (diabéticos cardiopatas, problemas respiratórios, dentre outros), profissionais da segurança e força de salvamento, caminhoneiros, transportes coletivos, motoristas e cobradores.

É de extrema importância que todos tragam sua carteira de vacinação, é um documento de identificação.

A Equipe de Saúde salienta que é recebida uma pequena quantidade de doses da vacina por remessa, desta forma pede-se a compreensão de todos.