Fluxo de funcionamento da Unidade Básica de Saúde de Nova Boa Vista

28/abril/2020 - 11:10

A Unidade Básica de Saúde do Município está realizando o trabalho de conscientização da população através das redes sociais, rádio, jornal sobre a importância de buscar os serviços de saúde somente em caso de necessidade, sendo que consultas eletivas e exames de rotina podem ser reagendados. Em caso de sintomas gripais, solicitamos que os mesmos informem na recepção esta condição para que de imediato seja realizada a colocação das máscaras e evitar o contato com os demais pacientes.

Em todos os atendimentos nas áreas de saúde no âmbito municipal, os profissionais são orientados a avaliar caso a caso e ponderar o risco/benefício da realização e/ou cancelamento de consultas ou procedimentos eletivos.

Como medidas de segurança e como forma de evitar a propagação do vírus, os profissionais de saúde, serviços gerais, administrativo e motoristas receberam máscaras e foram orientados e capacitados sobre a importância do seu uso e conservação para garantir a saúde individual e coletiva. Além disso, nas respectivas salas, veículos e locais de circulação de pacientes, estão sendo disponibilizados álcool gel 70% tanto para os profissionais como para os pacientes.

Os casos de risco serão atendidos e classificados conforme protocolos da UBS, onde foi implantada uma sala específica de triagem de casos específicos de sintomas respiratórios em lado externo à UBS, onde os pacientes são atendidos e medicados neste ambiente, não acessando o interior da UBS. Os demais pacientes aguardarão atendimento em espaço externo adaptado e acessarão a UBS quando não constatados sintomas respiratórios.

A entrega de medicação e agendamento de exames e consultas está sendo realizado por janelas com acesso externo, buscando evitar o contato de pacientes e reduzindo risco de contaminação.

Veja nas fotos, o ambiente adaptado para triagem dos casos com sintomas específicos da COVID-19.